Thursday, June 16, 2011

Do Que Sinto Falta do Brasil ?

(Texto originalmente publicado no blog Brasil com Z).

Eu sentiria muito, mas muito mais falta de coisas holandesas se eu tivesse que voltar ao Brasil do que sinto falta de coisas brasileiras agora. Se eu morasse no Brasil eu sentiria falta:

- Da imensa variedade de pães, iogurtes e queijos a ótimo preço;
- Das estufas e lojas com potes, plantas e flores lindíssimas e baratas;
- Da ausência de baratas, lacraias, pernilongos e outros bichos escrotos;
- Das estradas perfeitas e bem sinalizadas;
- Das aves aquáticas: patos, cisnes, gansos e cegonhas em profusão;
- Do ar limpinho;
- Da segurança.

Leite condensado dá para se encontrar facinho, facinho na Holanda.

Do que sinto falta do Brasil (não vou mencionar que o que sinto mais falta é: pai, mãe e amigas) :

1) Salgadinhos (de botequim). Entre eles bolinho de bacalhau é hors concours. Peraí, e todo o bacalhau que se encontra na Holanda? Você me pergunta. “Ei, dona preguiça, vai comprar bacalhau e batata e fritar bolinho!” “Perái” respondo eu! Sim, aqui há bacalhau pra todo lado, frito em quiosques, e pronto no supermercado pra ser esquentado em casa no microondas. Mas não há o bacalhau salgado e seco. Os holandeses geralmente riem quando digo que é uma gostosura brasileira, o tal do bolinho de bacalhau frito. Eles sacaneam que o bacalhau vem da Noruega e que a receita é portuguesa…
Aqui empadinha não dá para fazer em casa, pois não há gordura hidrogenada. E farinha pra quibe eu nunca vi na Finalmente Brasil, a loja de produtos brasileiros em Amsterdam. Felizmente aqui encontro farinha de mandioca, doce de leite, leite de coco e feijão preto.

2) Comida a quilo pro almoço.

3) Eu ainda sinto falta de um sol a pino durante o meio-dia. Aqui o sol fica só no horizonte e esquenta tanto quanto lâmpada e escritório.

4) Sinto falta de uma animação na rua. Tipo um domingo de sol, durante as férias de verão. E eu nem sou de muvuca, de massa, ugh ! Mas sinto falta de ver e saber que uma animação anda rolando. Animação de rua só acontece em mega dose durante o Queen’s Day e o Reveillon. E olhe lá.

5) Sinto falta de interesse das pessoas sobre o que é o Brasil. Na imprensa holandesa se aparece alguma coisa é só desgraça, minha nossa senhora... Barco que caiu no lago Paranoá, prédio que desabou inteirinho em alguma capital. Ou coisas sem pé nem cabeça, como alguma nova tribo na Amazônia, cujos índios atiravam flechas para o helicóptero que os filmava.

6) Serviço bom bonito e barato de depilação. A falta desse serviço me irrita total. Se bobear, eu acabo virando "Conga, a mulher gorila" de parque de diversões de quinta.

No comments:

Post a Comment