Monday, March 28, 2011

Meus 3 Novos Habitos na Holanda.

Leitores, eu poderia facilmente dizer umas 10 coisas, mas pra encurtar a estória lá vai:


1) Verificar o tempo à noite pelo jornal na TV ou Teletext (ou site de meteorologia pela internet). É muito comum de se escutar na Holanda: “O país tem quatro estações bem marcadas: primavera, verão outono e inverno… num só dia!” Eu sou obcecada por teletext (pra tudo: tempo, noticias programação e horários da TV, vôos partindo e aterrisando do Schiphol…). Mas esse não é um hábito só meu não, a maioria dos holandeses faz isso. Consultam também uma projeção do tempo para os próximos 5 dias. A previsão é sempre apuradíssima e os meteorologistas holandeses são excelentes. Assim eu posso ficar sabendo se é necessário levar guarda-chuva, se posso usar um sapato mais leve ou devo usar algo mais pesado. Já imaginou ter que ir fazer uma entrevista de trabalho, planejar ir de carro ou bicicleta sair de salto alto e cair a maior tempestade e ventania de arrancar telhado? Melhor pegar o transporte público, esquecer a sandália e ir de botas! Ou no verão o sol ser escaldante e você não saber onde esta a tenda para proteger os convidados da festa de aniversário que vai rolar no quintal? Não da para ficar desprevenida!


2) Enviar convites para festinhas e reuniões com um pedido incisivo de confirmação. Diz no final do convite algo fofo do tipo: “Se você não puder vir me deixa ficar sabendo?” E o pessoal quando não pode avisa mesmo! Do tipo: “Lamento, mas tive uma semana de lascar, muito engarrafamento e filho doente. Não vou poder dirigir até sua cidade, necessito descansar” ou então: “Já tenho outro compromisso confirmado há mais tempo”. Ou: “Vou estar fora do país no fim de semana todo”. Ou: “Eu ainda estou doente e tossindo muito. Melhor eu não comparecer.” Quem convida fica perfeitamente satisfeito com esses retornos e pode planejar tranquilamente a festa sem fazer 5 vezes mais quantidade de comida desnecessária. Eu ficava TIRIRICA quando eu vivia no Brasil e perguntava se a pessoa achava que vinha a minha festinha e ouvia coisas vagas do tipo: “Ah, não sei né?”; “Você mora longe de mim?”; “Depende, vai rolar gatinho (a)?”; “Vou olhar na minha agenda… “; “Olha, não sei qual vai ser meu estado de espírito no dia…”. Acho INSUPORTÁVEL o brasileiro (ou pelo menos o carioca…) não saber dizer “NÃO!”.


3) Cumprimentar a todos quando entro na academia de ginástica e não só a recepcionista! E' o que eu chamo de "cultura do relou !"
Quando se entra na sala do fitness tem que se dizer bem firme e claro: “Um bom-dia a todos!” ou “Hallo !” e quando saímos também. Ai já é algo mais criativo de tipo: “Um ótimo dia e bom trabalho”; “Força e entusiasmo!” “Até a próxima vez!”.

(Gostou do que leu aqui ? Esse texto foi inicialmente publicado no blog www.brasilcomz.wordpress.com Tem muito mais coisa interessante ! Mas leitor.. me conta também seus novos hábitos de expatriado, vai... )

No comments:

Post a Comment